Seu Filho Precisa de um Psicopedagogo? Descubra Aqui!

 Olá meninas tudo bem? Tenho pós graduação em psicopedagogia institucional. E o que mais me levou a fazer esse curso, foi o fato do meu filho ter problemas de aprendizagem. Ser sempre chamada na escola porque seu filho não esta conseguindo acompanhar os colegas é chato e frustrante tanto pra mãe quanto para criança. Primeiramente gostaria que soubesse o que faz um psicopedagogo institucional, logo após, alguns dos sintomas de que seu filho precisa ser acompanhado por um profissional da área.

 A psicopedagoga tem o papel fundamental a alunos que tenham problemas de aprendizagem. Sua função é analisar as causas  e propor soluções para que a criança possa superar os obstáculos e aprender normalmente. A criança será avaliada individualmente para detectar seu problema de aprendizagem. A partir daí desenvolver atividades e soluções para poder sanar essa dificuldade.

 Os métodos de diagnósticos são variados e vão de encontro a levantar todos os problemas da criança. Geralmente é feito o uso de técnicas lúdicas  para que as crianças sintam-se mais a vontade e possa se expressar melhor. A psicopedagoga elabora situações para trabalhar principalmente o raciocínio lógico da criança.



           Sintomas de que seu filho precisa de um psicopedagogo 

* Dificuldade de concentração ( Agitação )
* Dificuldade de compreender interpretar 
* Dificuldade de associação 
* Dificuldade de entrar e sair de alguma tarefa
* Dificuldade em aceitar regras
* Dificuldade em  guardar informações repetidas ex: A, E, I, O,U. 
*Dificuldade de leitura
*Dificuldade na comunicação

Esses são alguns dos sintomas de que seu filho precisa de um psicopedagogo.Por isso preste bastante atenção no seu filho e logo que perceber os sintomas procure um profissional da área.Não tem nada mais angustiante para os pais e também para a criança do que seu filho não acompanhar o ritmos dos outros coleguinhas de sala.
A psicopedagoga busca resgatar o que a criança tem e não se dá conta que tem.procura resgatar e devolver a alegria da criança em senti-se uma criança única,especial e amada,recuperando assim a auto-estima que a criança acaba perdendo por tantas cobranças sem sucesso.

Espero que este post tenha ajudado algumas mamães, que estão passando por algo parecido neste momento.Mil beijinhos para vocês e até o nosso próximo post.




8 comentários:

  1. Siiim o meu filho precisa rsrsr. Desde os 3 anos faço acompanhamento do meu Filho no psicologo, ele começo a falar com quase 4 anos e chegamos a char que ele fosse autista, mais graças a deus essa possibilidade já foi afastada. Hoje ele se comunica bem, consegue raciocinar normalmente e é super esperto. O problema dele é mesmo a concertação ele raramente para, a unica coisa que prende a atenção dele por bastante tempo é a TV e o videogame. E o fato dele não conseguir se concertar esta deixando ele atrasado nos estudos. Hoje ele esta na primeira serie e amanha eu tenho uma reunião marcada com a psicopedagoga da escola.Muito legal esse poste sei que vai ajudar muitas mamães a entenderem seus filhos e ter mais paciência com os pequenos. O diagnostico do Lucas ainda não saiu mais é quase certo que o que ele tem é o deficit de atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evely seu filho consegue se concentrar na TV e no videogame porque são atividades que lhe chama atenção. O que o psicopedagogo vai fazer é transforma algo que ele tenha dificuldade em algo muito atrativo, de forma lúdica. Através de métodos muito bem selecionados. Meu filho se desenvolveu de forma espantosa depois das sessões. Você esta no caminho certo, beijos minha linda!

      Excluir
  2. Muito instrutivo!
    Muitas mães tem medo ou vergonha de admitir que o filho precisa de ajuda, você foi alem e se dedicou para ajudar e ajudar outras crianças que gesto lindo!

    Beijo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Elisângela, e essa vergonha por parte da mãe, acaba prejudicando muito a criança, pois quanto mas cedo for trabalhado o problema, melhores serão os resultados. Beijos minha linda, obrigada pela visita.

      Excluir
  3. É possível que isso ocorra com pessoas mais velhas? Eu sempre ouvi as pessoas falarem que eu tenho ''déficit de atenção''. E, bom, olhando sua listinha, acho que é provável que eu possa ter. Eu sou um horror pra gravar coisas e também péssima em interpretação. Sabe quando você escuta o que o professor fala, entende, e dois minutos depois não sabe mais o que ele falou? Eu sou assim :(
    Isso pode ser porque na infância meus pais não procuraram um psicopedagogo?
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  4. Olá Bia primeiramente obrigada pela sua visita no blog. Então, certamente você foi uma criança que precisava de um psicopedagogo, se não trabalhado na infância certamente você levara isso para sua vida adulta, podendo lhe prejudicar em vários aspectos. Você pode sim esta procurando uma psicopedagoga, porém os trabalhos e atividades que serão desenvolvidos com você, sera bem diferente do que trabalhados com uma criança. Porém, a linha de segmento será o mesmo, trabalhar o cérebro para desenvolver as habilidades que sente dificuldades.

    ResponderExcluir
  5. Post bem informativo!
    Que bom que há profissionais para sanar essas dificuldades da criança, não sabia que tinha.
    Bjbj ;*

    ResponderExcluir

Voltar ao topo