Musculação mitos e verdades

                   Olá lindonas tudo bem? Certamente se você clicou e chegou até aqui e porque você pratica, praticou ou pensa em praticar musculação certo?!! Já pratico musculação a 3 anos e posso dizer que sou apaixonada por esse tipo de Atividade física. Aqui alguns mitos e verdades que muitos de vocês já devem ter ouvido na academia ou com amigos, vamos conferir?!!

1- Musculação serve apenas para ficar musculoso- MITO -

Apesar de um dos motivos da musculação ser o ganho de massa muscular, existem também outras finalidades. muita gente não imagina mais alguém pode fazer academia justamente pelo fato de querer que os ossos cresçam, ou ainda para perder peso.


2- Menores de 16 anos não podem praticar musculação - MITO -

Esse é de longe um dos grandes mitos que rondão a musculação. Aparte dos 5 anos de idade a criança já pode praticar musculação, pois já tem condições ósseas para tal atividade. O exercício proporciona ainda estímulos positivos hormonais para o crescimento ósseo muscular, além de desenvolver coordenação neuromotora e estabilidades em músculos e tendões. Mas é claro que a prática deve ser junto a um profissional qualificado, pois quando feito de maneira errada, pode sim se tornar prejudicial ao individuo.


3- Idoso, gestantes, portadores de doenças e deficientes não podem praticar musculação. - MITO -

Obviamente todo indivíduo tem suas limitações, se um deficiente não tem o movimento das pernas nesse caso ele poderá treinar membros superiores. Cada pessoa pode pegar um peso diferente, fazer exercícios diferentes e claro que sempre junto a um profissional especializado e acompanhamento 
medico.


4- O ganho de músculo varia de pessoa para pessoa. - VERDADE -

É  necessário avaliar a pré-disposição genética. Há quem tenha aptidão para correr e dificuldade para ganhar músculo, e ha quem tenha facilidade para ter músculos maiores porém pouco condições cardiovascular.

5- O homem tem mais facilidade para ganha músculos. - VERDADE-

O homem realmente tem mais facilidade de ganhar massa muscular, graças ao hormônio masculino, a testosterona, os músculos se definem com mais rapidez do que nas mulheres.


6- Quanto maior a dor pós treino, melhor o resultado. - MITO -

Sentir dor pode ser sinônimo de trabalho muscular excessivo ou realizado de maneira errada. O segredo para um programa de musculação eficaz aumento constantes dos desafios, que pode ser feito por meio da variação do volume dos exercícios( número de séries ou repetições), ou da sua intensidade (aumento dos pesos ou cargas).


7- Musculação não emagrece. - MITO -

Emagrece sim! Como toda atividade física, ela promove gastos calóricos no momento da realização. Sem contar que seu metabolismo basal também será estimulado, fazendo com que você gaste mais ao longo do dia. Outro fator é que quanto mais músculos se tem, mais energia você gasta em repouso.


8- Vou transformar gordura em músculos. - MITO -

Isso não ocorre, gorduras e músculos são tecidos distintos e não existe possibilidade dessa transformação ocorrer, o que pode acontecer é você ganhar massa magra, aí sim, é positivo.


                                                               ( Imagens do Google )

10 comentários:

  1. Eu comecei a fazer, e confesso que apesar de achar dolorido eu gosto! Ótimo post! : *

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não curto homens (meninos, no caso) musculosos. Será que sou a única? Prefiro os magrinhos (fortes) rs.
    Enfim, esclarecedora essa postagem.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Vivianny,com certeza vc não é a única rsrsrs
      Fico feliz que tenha gostado!
      Bjos gata!

      Excluir
  3. Estou louca para fazer a academia, e esse ano é certeza que eu começo \õ/
    Caramba! Não imaginava que a partir dos 5 já podia praticar e que ajuda no crescimento dos ossos, estou precisando disso :)
    É isso aí, madame sabe o que diz! haha
    Bjbj ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie gatona!!!
      É sempre bom,esclarecer algumas dúvidas rsrs
      E fiquei muito feliz por ter gostado!
      Bjos gata!

      Excluir
  4. Confesso que vários desse mitos eu acreditava, principalmente o que se não sentir dor é por que não está fazendo efeito! Ótimo post tenho certeza que vai ajudar várias pessoas... Beijos

    ResponderExcluir

Voltar ao topo