Musculação pode causar uma doença séria

     Olá queridos e queridas tudo bem com vocês? Desejo que sim!! Bom, musculação faz muito bem, pois sua prática deixa nossa saúde em dias e como brinde um corpo perfeito. A maioria das pessoas buscam a musculação principalmente por motivos estético e algumas dessas pessoas acabam fazendo bobagens,como o uso de anabolizantes, na intensão de um resultado mais rápido. Bom mais hoje não vamos falar de anabolizantes pra quem se interessar pelo tema temos um post falando sobre isso. http://madamesabeoquediz.blogspot.com.br/2014/07/efeitos-colaterias-dos-anabolizantes.html

            Vamos falar de vigorexia doença psicológica que é causada pela musculação.
 Vigorexia ou transtorno dismórfico muscular, ocorre quando o volume e a intensidade de exercício físico praticado por um indivíduo excede a sua capacidade de recuperação, e pode-se somar ao fato de apresentar uma auto-imagem um tanto distorcida, em quadro psicologicamente patológico.

                                                Sintomas da vigorexia

Os sintomas mais comuns da vigorexia são obsessão por músculos, distorção da percepção de sua própria imagem, usar medicamentos e drogas para se tornar cada vez mais musculoso, se pesar várias vezes ao dia, dentre outros. Devemos lembrar que a prática regular de exercícios físicos é extremamente importante para manter o nosso corpo em equilíbrio e com saúde, todavia, devemos sempre estar atentos com excessos, e se os mesmos começarem a nos prejudicar de alguma maneira, devemos buscar orientação médica, afim de diagnosticar e ou curar um possível distúrbio.

                                                        Tratamento


O tratamento é bem variado, envolve médico, psicoterapeuta, nutricionista, preparador físico, professores de educação física. A pessoa não precisa abandonar totalmente a prática de exercícios, mas o treinamento deve ser orientado por profissionais com experiência na área.

A terapia cognitivo comportamental é um recurso eficaz para o paciente identificar as distorções do comportamento e restaurar a auto-imagem e a autoconfiança.

Outra medida essencial é convencê-lo de que deve abandonar o uso de anabolizantes e de outras substâncias equivalentes, porque provocam efeitos adversos, como atrofia dos testículos, disfunção erétil e infertilidade, patologias que podem ser inrrevesíveis.
Em alguns casos, pode ser necessário recorrer ao uso de medicamentos para controle da ansiedade, depressão e dos sintomas obsessivo-compulsivos.

Portadores de vigorexia raramente admitem sua condição. Por isso, o diagnóstico e o início do tratamento costumam ser instituídos tardiamente.

                                                            Dicas

Alguns comportamentos podem ser sinais de que existe um processo de vigorexia em curso. Por isso, a pessoa deve procurar assistência médica se:
* demonstra sentimentos de inferioridade e de insatisfação com a aparência;
* tem vergonha do corpo e procura escondê-lo debaixo de roupas excessivamente largas;
* acha que está magra demais, apesar de os colegas elogiarem sua forma física;
* não aceita convites para uma festa, por exemplo, porque não troca nenhum programa pela oportunidade de fazer exercícios na academia.

                                                                  ( Imagem do google)
             Fica a dica, cuidado com seu corpo, faça atividade física com saúde e nada de exagero.

10 comentários:

  1. Oi querida!
    Post super válido! ótima dica, tem muita gente precisando ler esse post!
    Na verdade faço pouco exercício e já conheci pessoas assim obcecadas pela aparência!
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mundo-D-Moda, então minha linda também conheço muitas pessoas pessoas assim, e por ter uma vida diária em academia percebo que o número de pessoas assim vem aumentando cada dia mais!! Obrigada pela sua visita flor, beijão!!

      Excluir
  2. A vigorexia é uma doença muito séria. Pratico musculação fazem 4 anos e, graças a Deus, sempre mantive os meus "pés no chão". Parabéns pela iniciativa de alertar sobre o tema!
    Beijos querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí minha linda, tudo tem que ser na medida certa!!! Um beijão Guia da Vaidosa, muito feliz com sua visita até mais!!

      Excluir
  3. Nossa :O Eu sempre acreditei que poderia causar uma doença mais sempre algumas pessoas duvidavam de mim. Agora posso provar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vivianny Silva, então infelizmente existem pessoas que não sabem moderar e acabam tendo este tipo de problema! Lindona obrigada pela visita, espero ver você mais vezes por aqui, até mais!!

      Excluir
  4. Oi Linda, Eu Nunca faço musculação. Uma que eu não posso fazer nada de exercício físico, no máximo uma caminha. Beijos Adorei seu blog. By Sabrina Rebeca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rita Cavalcante, florzinha atividade física é essencial pra que tenhamos uma vida saudável, pelo que entendi você deva ter algum problema que te imposibilite de realizar musculação, mais continue com suas caminhadas que também faz muito bem!! Beijos linda obrigada pela visita!!

      Excluir
  5. Helena seu post é super interessante ainda mais agora, que somos bombardeados com a imagem de um corpo perfeito é o magro com músculos! Eu não corro perigo sou super sossegada quanto a isso... Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou florzinha ( Paula Ribeiro ) e realmente o que se ver em relação a estética do corpo é o magro com massa muscular no entanto muitas pessoas em busca desse objetivo acabam estrapolando e interferindo na sua saude. Lindona muito feliz com sua visita beijão!!

      Excluir

Voltar ao topo