Mitos e verdades sobre Anticoncepcional

     Olá meninas tudo bem? Vamos falar de um assunto que faz parte da vida da mulherada, Anticoncepcional. Muito se fala sobre esse assunto, verdades e mentiras, então pra tiras as dúvidas trouxe pra vocês os mitos e as verdades, fique atenta!!

1.   MITO - Mulher que toma pílula anticoncepcional por muito tempo tem dificuldades para engravidar depois.

* A demora para engravidar pode ocorrer se a mulher tomar por um longo período e acabar perdendo sua época fértil. Mas esse tipo de problema não tem a ver com o anticoncepcional, e sim com a idade da mulher.

2.  MITO - Toda e qualquer mulher pode tomar a pílula anticoncepcional.

 * Existem alguns casos em que o uso da pílula não é indicado. Mulheres diabéticas, com embolia pulmonar e alguns graus de obesidade não são aconselhadas a usar esse tipo de medicação. A recomendação é que antes de iniciar o uso, a mulher procure um ginecologista para saber qual a melhor maneira de se prevenir contra uma gravidez indesejada.

3. MITO - Tomar pílula anticoncepcional da mesma marca por muito tempo pode diminuir seu efeito. 

  * Se você se dá bem com uma pílula, não existem motivos para mudar.

4. VERDADE -  Anticoncepcional engorda.

   *  O que acontece é que a mulher pode reter líquido enquanto toma a pílula. Porém, isso tende a se estabilizar...não é que a mulher vá continuar ganhando peso enquanto tomar a medicação.

5. VERDADE - A pílula afeta o desejo sexual da mulher.

   * A pílula pode afetar a libido da mulher de duas formas. Quimicamente falando, a medicação pode diminuir o desejo, mas psicologicamente, como a mulher relaxa e fica livre da neura de engravidar, ela pode sentir mais vontade de manter relações com seu parceiro.

6. VERDADE - Posso juntar duas cartelas do ciclo 21 para não menstruar

   * Existem dois tipos de pílula anticoncepcional no mercado. Uma de 28 comprimidos, que é produzida exatamente para emendar uma cartela na outra; e a de 21, que pede uma pausa de 7 dias entre uma cartela e outra. Porém, ocasionalmente, você pode emendar duas cartelas de 21 que o efeito anticoncepcional não sofrerá alterações. Porém, como essa pílula não foi feita para isso, você pode sentir a TPM e as cólicas um pouco mais fortes nesse período.

7. VERDADE - Pílula anticoncepcional pode causar celulite, varizes e acne 

  *  Como ela retém líquido e mexe com peso, infelizmente pode gerar o aparecimento de varizes e celulites. Já a acne, existem algumas pílulas indicadas para o tratamento desse mal, mais comum na adolescência.

8.  VERDADE - Alguns remédios anulam o efeito do anticoncepcional. 

*  Alguns antibióticos e anti-inflamatórios podem reduzir o efeito da pílula, mas eles são muito raros. Os remédios que costumamos usar para dor de cabeça, gripe e etc não afetam em nada o efeito da medicação.

9. MITO - Ingestão de bebidas alcoólicas interfere no efeito do anticoncepcional.

    O único risco que você corre é de beber demais e esquecer de tomar a pílula no horário certo rsrs. Fora isso, você não corre risco algum.

10. VERDADE - Pílula diminui cólica e TPM.

   *   Devido à ingestão baixa de hormônios, tanto a cólica quanto a TPM tendem a ser diminuídas.

11. MITO - Esquecer de tomar um comprimido compromete a cartela toda do anticoncepcional.

   *   Se você esquecer apenas um dia, tome assim que se lembrar e continue a cartela. Dificilmente esse esquecimento vai interferir no efeito do medicamento. O que não pode é deixar isso se tornar um hábito.

                                                                   ( Imagem do google)

4 comentários:

  1. ual, adorei o post, inclusive marquei dia 28 agora consulta na ginecologista para perguntar as coisas que vc respondeu tudo, muito legal, adorei bjus
    Blog da Reeh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OIe Reeh que bom que gostou do post,fiquei super feliz!!!
      Bjos gatona!!!

      Excluir
  2. Que bacana seu post, é sempre bom falar de assuntos assim, eu tomo o de 21 e sempre emendo uma cartela na outra por conta de um tratamento que eu faço, o bom da pilula é que ela ajuda a diminuir os cistos no ovário, que é o meu caso!
    bjos
    www.mundo-d-moda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Mundo-d-rosa,fico muito feliz que tenha gostado!!! Bjos linda!

      Excluir

Voltar ao topo