Como vencer a timidez

Olá meninas tudo bem? Hoje as dicas são pra você que se acha muito tímida e que vem tendo problemas sociais por essa questão. Confesso que não sou nada tímida, mas a alguns meses atrás uma amiga me sugeriu fazer um post com dicas pra acabar com a timidez, acredito que acabar totalmente a timidez seja difícil ou seja um processo bem trabalhado e demorado mais aqui vai algumas dicas pra diminuir a intensidade da sua timidez e conseguir ter uma vida social tranquila. Vamos as dicas....

                                                       TIMIDEZ

A timidez limita o potencial natural que as pessoas possuem, pois, faz com que o ser humano não acredite em seu próprio poder físico e mental, ou seja, é como uma máquina potente que está inutilizada por não ter ninguém para operá-la (não pelo fato de não saber como manuseá-la, mas pelo fato de “achar” que não tem capacidade para isso, quando na verdade é o contrário).
O homem tímido sofre de um complexo de inferioridade eterno, onde o mesmo acredita que vive em um mundo de deuses perfeitos e inalcançáveis e que ele, é o único mortal vivo nessa terra de gigantes. Em outras palavras, o ser tímido sofre incomodidade e inibição quando interage em seu ambiente social, possuindo extrema incomodação com os pensamentos e atividades alheias, ou seja, a pessoa é acoada por temer que suas atitudes se transformem em situações constrangedoras e traumatizantes. Sendo assim, essa pessoa murcha e encolhe, fazendo com que a insegurança e o medo sejam os principais pilares norteadores de suas atividades cotidianas.

                                                       DICAS 

1- Seja bem humorado- acredite, é humor que faz a gente ser melhor, principalmente nessa época em que vivemos, onde o estresse é cada vez mais dominante em nosso meio e a alegria, sem dúvidas, é o melhor antídoto contra esse mal. 

2- Conheça seus pontos fortes e fracos- os pontos fracos que contribuem para sua timidez devem ser eliminados (exemplo: se você tem dificuldades com a comunicação verbal, trabalhe para melhorá-la, ou, se você tem dificuldades com a comunicação não verbal, trabalhe para melhorá-la, e assim sucessivamente). Com relação aos pontos fortes, é importante destacar que você pode usá-los a seu favor para diminuir a timidez. Exemplo: se você possui habilidade para tocar violão, pode utilizar-se disso para se aproximar de um grupo de pessoas e demonstrar seu dom nessa atividade para eles, ou, se você possui habilidade para fazer piadas inteligentes, você pode usar isso para conquistar um outro grupo de pessoas, e assim sucessivamente.
3- Procure observar e copiar as pessoas que se destacam socialmente- em seu ambiente social existem pessoas que se destacam na habilidade de relacionar-se com outras pessoas. Sua missão é identificar e aprender com essas pessoas, de modo a trazer essas habilidades sociais para si mesmo.

4- Pratique uma atividade física- A atividade física é o melhor combustível para aliviar o estresse cotidiano, ou seja, a pessoa que pratica essa atividade é mais alegre, serena e disposta, fazendo com que sua motivação seja percebida pelas outras pessoas, gerando simpatia.

5- Entenda que faz parte da natureza humana errar- todos os seres humanos erram, não há exceção, sendo assim, o importante é aprender com o erro (para não cometê-lo novamente) e posteriormente esquecê-lo. Em outras palavras, viver com um sentimento de culpa exacerbado por conta de um erro cometido é não perdoar a si mesmo e cobrar-se como se você não tivesse o direito de errar (como se você fosse um ser perfeito e inerrante). Ao invés disso, use sua inteligência para adquirir experiência com essas situações, de modo a enriquecer seu conhecimento e capacidade de acerto da próxima vez.

6- Seja imponente no contato social-  procure olhar nos olhos da outra pessoa. Essa prática irá ajudá-lo a demonstrar atitude, coragem e descontração.

7- Não seja ansioso- a ansiedade contribui para o aumento da timidez, haja vista, que desequilibra suas emoções naturais e te transforma em um ser que quer resolver todos os problemas da vida de uma só vez (como se o mundo fosse acabar em 5 minutos). Ao invés disso, busque relaxar e pensar em outras coisas, pois, dessa forma, você se transformará em uma pessoa de paz e serenidade.

8- Comece a conversar mais com outras pessoas- O ato de conversar com pessoas que normalmente você mal fala vai lhe exercitar a perder o medo de interagir com as pessoas de uma forma mais simpática e espontânea, olhe sempre nos olhos, inicie assuntos novos com pessoas diferentes do seu convívio. 

9- Comece a frequentar lugares que normalmente você não frequenta- EX: sair pra dança. Começando a frequentar esses lugares mais agitados você perceberá de uma forma natural que não precisa ter medo em ser espontânea.

10- Procure um psicólogo-  Ele poderá te ajudar a resolver seu problemas.

                                                    CURIOSIDADE

Timidez nascemos com ela ou nos tornamos tímidos?
Segundo psicologismos pode ser os dois. Uma pessoa que tem a personalidade introvertida ou adquiriu esta característica de seus pais nasceu tímida. Por outro lado uma criança que não recebeu apoio dos pais para se expressar, ou pelo contrário sempre foi reprimida e ensinada a ficar quieta, não foi incentivada a conquistar amigos, leva bronca cada vez que pretende contar coisas sobre si mesmo ou sobre o seu dia pois os pais consideram que ela está “atrapalhando”, ela se torna tímida. Pais que elogiam demais uma criança por ser obediente poderá incentivar a introversão da criança, pois a leitura que ela fará é que “quanto mais quietinha eu ficar e não responder aos meus pais, mesmo que me sinta muito incomodada” mais eles gostarão de mim.

                                                              ( Imagem do google )

14 comentários:

  1. Adorei o post , são dicas muito bem vindas , mas nao sou timida rsrs

    ResponderExcluir
  2. Eu sou beeeeeem tímida hahaah adorei as dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muitíssimo feliz Vitoria,espero ter ajudado um pouco!
      Bjosss

      Excluir
  3. Mesmo lendo isso eu ainda não consigo parar de ser timida. Cara, eu exagero. Se eu ver alguém me olhando (ex) eu desaprendo até como se anda :/ E, não consigo tirar isso.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Viviannny,coloque em pratica as minhas dicas e com um pouco de temoi, vc vai mandando a timidez embora!
      Bjos linda!

      Excluir
  4. Ainda bem que eu não tenho esse problema, queria até ser um pouco mais tímida, sou muito cara de pau e extrovertida, kkk

    ResponderExcluir
  5. Seu post é bem legal e vai ajudar bastante gente, eu não tenho muito problema com timidez mas entendo o quanto é difícil! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico imensamente feliz que tenha gostado Paula!!!
      Bjos !!

      Excluir
  6. Ótimas dicas! Confesso que o blog tem me ajudado muuuuito a superar um pouco a timidez, e dicas são sempre mais do que bem vindas! :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ai gata graças a Deus não sofro desse mal, sempre fui cara de pau, falante e extrovertida rsrsr mais achei as dicas ótimas para quem quer se soltar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evelyn sua linda!! Fico feliz que tenha gostado!!!
      Bjos lindona!!!

      Excluir

Voltar ao topo